Translate 翻訳者

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Minha volta ao mundo da musica

Este ano estou voltando ao mundo da musica novamente após quase 20 anos, eu conheci um estilo musical que me chamou muita atenção que é o techno 80 e 90s, New beat e acid, todos fazem parte de um só estilo de musica eletrônica que iniciou os melhores anos da musica eletrônica que foi de 1980 até 1995, após isso a musica eletrônica entrou em repetição e declínio, não vou abordar muito desses estilos no momento mais sim falar sobre minha volta ao mundo da musica, então sabendo que estou com uma nova influencia musical que é a raiz da musica eletrônica, eu resolvi entrar de cabeça e ir bem a fundo nisso e soube até que os góticos dos anos 80 foram influenciados por isso também porém abordarei o tema em um manking of futuro.


Voltando a criar musica porém eletrônica

Um dia voltando para casa ouvi um rapaz em uma oficina ouvindo uma musica que parecia ser um industrial rock e logo descobri que fazia parte desses estilos acima  então resolvi pesquisar as musicas mais a fundo e descobri que tinha muita musica boa além de uma boa cultura enterrada e resolvi trazer de volta a essência desses movimentos acid, techno e new beat, foram 6 meses de estudo musical e procura dos criadores desse estilo alguns na qual já mantenho contato atualmente, então resolvi remontar meu setup musical novamente para começar a produzir a esquecida e perdida essência da musica eletrônica, refiz algumas aulas sobre sintetização sonora, comprei um teclado yamaha produzir alguns sons, reagrupei meu estúdio virtual com fl estúdio  e comecei a treinar a estrutura musical desse estilo até no momento novo para mim, passando alguns meses em meu grupo de minetest conheci um musico (a) apelidada de sockett girl que me chamou muito atenção com suas produções caseiras, ela me mostrou seu melhor álbum chamado "Sockettcore EP" que me impressionou pelo seu som bem sintetizado e batidas de breakbeat feitas a mão, considero uma verdadeira obra de arte esse Álbum, O que me chamou atenção também é que ela editava suas musicas em um software para linux chamado lmms que de inicio eu achava muito sem recurso e difícil, porem alguns meses criado musica no fl estúdio eu consegui criar duas musicas boas porem que teve problemas na fase final devido a mixagem e resolvi estudar a usar esse lmms estúdio de vez, nesse meio tempo fui aprendendo sobre as drum machines e osciladores como o TB 303 que é um oscilador para fazer aqueles sons de acid e beats com ondas e oscilação e os sequenciadores de bateria TR 808 e Tr 909 que faziam sons de bateria eletrônica, percussão e muito mais, Nesse momento descobri um software chamado Rebirth 338 que emulava todos esses equipamentos mencionado acima só que no mac os antigo, então procurando achei um executável dele de windows e resolvi rodar no Linux usando o lutris para abrir o arquivo de windows, com poucos cliques fiz uma musica legalzinha no estilo Techno Minimal  em tempo real só para mostrar a capacidade do software RB-338, O estilo techno minimal consiste em não ter muita coisa na musica e sim só batidas básicas e som de osciladores as vezes até ruidosos porem ouvíveis. 


Vídeo Mixando techno minimal em tempo real


Reativando Meu Soundcloud 

Após 15 dias de uma dura adaptação e aprendizado não só no lmms como também na parte mais profunda da musica eletrônica eu já consegui ver que poderia entregar algo mais elaborado para meus futuros ouvintes e resolvi inicialmente reativar meu soundcloud, ele iria servir de base de teste para as musicas que estou fazendo, a ideia é colocar as musicas "ruim" porem que são ouvíveis ao publico, comecei postando a musica que mixei usando o Rebirth 338 em tempo real no biglinux e dei o nome dela de  "techno Minimal Acid Biglinux" Por te sido feita dentro do sistema biglinux que permitiu essa integração e funcionalidade de modo simples no sistema, a musica teve um bom desempenho chegando a 100 ouvintes em um Mês e segue crescendo a cada dia, para se ter uma noção de números comparando com a musica de nossa amiga sockett girl a melhor musica que ela tem e que é bem superior a minha é a " DataValis & Sockett Girl - Open Source Breakcore" que tem 1 anos e teve 140 visualizações, em quanto a minha em 15 dias bates 100 visualizações, o que é sinal que gostaram do som que foi voltado certamente ao publico que gosta de minimal e acid. 





Acid Movement  e a chegada de um parceiro da alemanha 🇩🇪

Nesse segundo som postado eu queria entregar algo um pouco melhor e mais trabalhado aos meus ouvintes e novos seguidores do soundcloud então resolvi buscar um sample de oscilador acid e criar algo que desperta-se mais o interesse do antigo povo oldschool então criei um simples som acid chamado "Acid Movement" que foi nomeado de modo errado no começo como acid moviment porem corrigido dias depois,apesar deu ter gostado da sonoridade do sample, a musica acid movement saiu com um problema na batida no segundo tempo da musica deixando a bateria com um som diferenciado e também ouve um espaço vago no meio da musica que ficou como solo de oscilador porem poderia ter sido mais completada, o que só não ocorreu pois o sample de oscilador não podia ser editado, esse som mesmo com alguns problemas ultrapassou o numero de ouvintes acima do techno minimal biglinux e até recebeu um pedido de alteração no rpm e bpm da musica, o que era feito muito antigamente pelos viciados da musica eletrônica, eles gostava de experimentar novas velocidades na musica para ver como ficaria e as vezes diminuíam ou aumentavam o ritmo da musica para ficar cada vez melhor, passando poucos dias eu postei as minhas musicas no grupo de techno antigo onde só tem pessoas de idade que eram da época e conheci swazié um alemão que viveu as boas épocas da musica eletrônica, logo em seguida ele me disse que produzia musica eletrônica e me apresentou seu álbum  "Fist Kiss EP" que achei logo de cara de boa qualidade, com alguns dias de amizades resolvemos juntar forças e produzir musicas juntos, swazié se mostrou bom em produção, na sonoplastia,equalização e masterização musical logo de inicio, então acid movement foi meu segundo som experimental postado, digo experimental porque não é uma musica com a mesma qualidade que estou produzindo em quarto fechado ou seja que estão fora do soundcloud, as musicas de melhor qualidade não serão postada lá de inicio pois queremos dar ao nosso publico algo na qual valerá nosso esforço então achamos que eles devem pagar por algo na qual nos esforçamos tanto, a ideia do soundcloud é oferecer uma musica de qualidade média até que o som com mais qualidade saia em disco completo.


Registrando Musicas e Entrando Para o Bandcamp 

Agora que eu estou começando a produzir novamente senti a necessidade de registrar as obras que estou fazendo e descobri que a burocracia hoje esta um pouco menor que antigamente, um musico basta se registrar no site https://musicasregistradas.com/ e preencher alguns requisitos para começar a registrar suas musicas e foi isso que fiz, após isso resolvi entrar na plataforma do bandcamp inicialmente para ir formando meu portfólio de musicas e de cara coloquei o álbum de swazié para que ele não ficasse com as musicas dele paradas e sem ninguém ver, logo em seguida coloquei a musica Acid movement e me preparei para criar uma nova para ir esquentando o publico, para quem não conhece o bandcamp é uma plataforma igual ao spotify onde as pessoas pagam para ouvir musicas, só que o bandcamp tem músicos de mais qualidade e alem de cobrar taxas menores pode também personalizar seu perfil, seguindo abaixo meu perfil no bandcamp você pode me seguir para receber minhas novas musicas em seu e-mail e também se quiser apoiar meu trabalho comprar uma de minhas musicas lá como álbum digital (Meu Bandcamp abaixo) . 

Discografia Completa Link: https://darcksamamusic.bandcamp.com/music





Nova Musica (Warp-Zone) e a segunda participação de swazié na musica 

Pensando em liberar algo melhor e mais Professional até o momento que poderemos liberar  nosso álbum 5 estrelas, resolvemos criar musicas para ir esquentando o publico e foi nessa que criei a warp-zone, nela foi minha primeira manipulação e criação de sample do zero, eu usei um som bem parecido com aqueles reloginhos antigos quadrado e transparentes que vendia muito nos anos 2000 no brasil, a musica ficou muito boa e com um toque de acid+techno conseguindo assim liberar algo realmente mais produzido e melhor ao nosso publico de espera, swazié trabalhou colocando alguns filtros que deram uma vida a mais na musica além de fazer toda a masterização sonora e equalização em quanto estamos preparando nosso futuro álbum mais completo e com mais qualidade, bem até aqui acho que já falei bastante, nos acompanhe aqui ou em nossas redes para receber mais atualizações e novidades na musica e outros temas. 



Nenhum comentário: