Translate 翻訳者

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

memoria ram com mais mhz ou ghz melhora desempenho?

Neste artigo vamos saber se memoria ram com mais ghz ou mhz melhora realmente o desempenho do computador.


Explicando sobre o hardware usando meu computador velho como base.

meu computador um laptop lenovo S-10 de 12 anos atrás se mostrou lento para executar algumas tarefas como acessar sites na internet, os processadores atom são "lentos" de fabrica pois o objetivos deles é apenas servir de uso básico para pessoas que querem estudar ou assistir vídeos na internet, além de ser focado em baixo consumo de energia que na pratica é muito bom, Os processadores atom combinado com um sistema linux se torna muito poderoso podendo até editar e vídeos em 4K e renderizar, além de usar qualquer aplicação de edição de fotos,criação de musica, mixagem de dj em tempo real tudo em uma só maquina que é considerada "lenta".

Meu netbook atom tem o processador Atom N-455 um dos primeiros da série, as especiações dele é, Suporta no máximo 2 GB de memoria ram ddr3,tem o cache de 512 kb e o processador que vai ao máximo 1.6 Ghz de acordo com sua ficha técnica no site oficial intel.com.br/atom-n-455 , Sabendo disso agora vamos para como o meu pc estava, ele estava operando com um memoria ram de 2 Gb ddr3 PC3 -10600 com 2Rx8 de 788mhz.

O que é 2Rx8 na memoria ram? 


2Rx8 é a indicação que a memoria ram tem dois lados com 8 chips em cada lado, isso facilita a comunicação em multicanais de dados e melhora a velocidade e transferência da memoria ram, deixando assim o pc mais rápido. 

Exemplo, quando minha filha estava tentando joga minecraft no notebook dela que é um lenovo s400 touch com 2 GB de ram, Ela mal conseguia abrir o mundo para entrar pois o a ram dela era 2GB Simples sem 8 chips, Ou seja era mais lenta que a 2GB Rx8 que pode ser comparado ao equivalente de colocar 4 gb de ram no pc, pois aparentemente o desempenho sobe muito só ao mudar o modelo de memoria ram, com isso minah filha conseguiu rodar o minecraft em seu pc usando a memoria 2GB Rx8 .

Upgrade No Lenovo S-10 Verificação de Melhorias

Agora que sabem toda a especificação do meu netbook carroça de 12 anos de idade, vamos aos upgrades, pesquisando no site da Intel reparei que o processador aguenta uma velocidade de até 1.6 ghz e percebendo eu abri o Hardinfo no linux e fui verificar quantos ghz tinha minha memoria ram e me deparei com apenas um ram de 788mhz que na real é muito baixa apesar de ser dual channel, percebendo isso logo saquei que o netbook ainda não estava usando toda a velocidade do processador pois a ram não acompanhava a potencia máxima do processador, então fui no aliexpress e comprei um pente de memoria ram com as seguintes especificações: ddr3 2Rx8 
PC3 -10600 De 1.6 Ghz que é equivalente ao dobro de velocidade da que eu tinha em Ghz, Levou duas semanas para chegar e logo que chegou fiz os seguintes testes.

1- Abertura de aplicações offline como editor de imagens profissional, editor de vídeos, editor de musica etc.... 
A Aberturas das aplicações foi instantânea igualmente comparado ao meu pc gamer atual.

2- teste de navegação na internet: O teste na internet foi mais rápido, sites como twitter e facebook carregou bem rápido dentro dos limites do hardware e percebi um aceleração considerada porem o youtube não teve jeito, o carregamento do youtube foi muito lento de demorado e isso se da a três motivos letais, 1- O site do youtube é muito mal otimizado conteúdo muitos java script pesado e até obsoleto, 2- anúncios excessivos, o youtube chega a enfiar até ou mais de 500 anúncios de uma só vez que é bloqueado pelo meu abp porém isso gera uma sobrecarga no navegador que vai consumir mais ram e processo fazendo o site e seu computador ficar lento, 3 rastreadores, sim o youtube rastreia seus dados para métricas internas deles e isso também pesa muito o site, o deixando as vezes inutilizado até para maquinas atuais.

Memoria Ram DDR3 2GB 2Rx8 PC3-10600


Sites Igual Ao Youtube e Alternativas

Não satisfeito com o desempenho que o youtube me apresentou eu resolvi testar outros site de vídeo como o vidlii que acho muito bonito, porem o videlii carregou rápido mais na hora de abrir o vídeo ficou congelado no play 😁, Fui para o coub que é um site "russo" de mini vídeos que minha esposa gosta de assistir e lá tive minha primeira boa experiencia, o site carregou os vídeos em full hd sem travar e ainda deu para rolar os vídeo em tempo real via wifi carregando muito rápido, Neste momento lembrei da plataforma Rumble que eu tinha usado a pouco tempo para subir vídeos e que é uma alternativa a mais para sair do youtube, No Rumble eu realmente me surpreendi pois os vídeos carregaram muito rápido e em boa qualidade e também consegui abrir lives em HD em tempo real sem travar e passar de live em live sem travar ou perder qualidade, Olhando isso eu já tinha 100% de certeza que a nova memoria ram com Ghz maior sim aumentou o desempenho do pc e que além disso o youtube era um problema ainda maior que pensei, E percebendo isso resolvi deixar abaixo o link dos sites para que vocês mesmo testem, Espero Ter Ajudado. ✌😎







2 comentários:

Kit disse...

Ou manin me fala uma config boa de até 3k???

Darck angel Sama disse...

ta meio difícil mais vou dar uma dica, abre o mercadolivre e digita "kit pc gamer" ai vai ter alguns kit já pronto de placa mãe completa com ram etc... por uns 500 reais, procure pegar amd com ddr3 para cima, depois compre um gabinete com led rgb separado que vai sair uns 100 reais e uma placa de vídeo compatível de 4 gb no minimo, se sua memoria ram que vem com a placa mãe for 4 gb compre outra de no minimo 8 Gb, e pronto você tem um pc gamer por menos de 2K XD e não esquecendo de comprar um ssd sandisk de preferencia